Será que consigo?????
Depois eu conto!!!!
Autor: Diego Andreasi
Quantos livros você já leu esse ano? Deixe-me tentar adivinhar.... nenhum?
Em um país onde a cultura é assistir um programa de televisão, participar de happy hour com os amigos e jogar uma boa e velha partidinha de futebol no final da tarde, a "falta de tempo" é a desculpa mais usada para sacrificar o hábito da leitura.
Não estou dizendo que você deva sacrificar o seu divertimento, ou simplesmente parar de assistir televisão, para começar a ler desesperadamente, como muitos já fazem, apenas quero mostrar técnicas que alguns autores utilizam e recomendam para aprimorar a sua leitura.
Lembrando que essas técnicas são para pessoas que possuem um dia corrido, para quem tem disponibilidade de tempo, não há desculpas para o limite de leitura diária. Vamos lá
Livros
Referente aos livros, resolvi criar minha própria técnica de leitura, e acho que cada um também deveria criar a sua. Recentemente li Porque ler 5 páginas por dia pode mudar a sua vida do blog Pequeno Guru, nele o autor defende como apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano, e para isso adota as seguintes regras:
Regra Nº1: Nunca deixar de ler as 5 páginas todo dia custe o que custar. (Se por algum desastre não for possível, esse número dobra a cada dia não lido. Mas o contrário não acontece, ou seja, ler 20 hoje não permite que você não leia amanhã.)
Regra Nº2: Nunca parar no meio de um tópico ou subcapítulo.
Há também outra técnica retirada do livro Personal Branding: Construindo sua marca pessoal do Arthur Bender, nele o autor afirma que com uma boa prática e disciplina, é possível de se ler 20 páginas por dia, o que equivale ao final de um ano a quantia de 36 livros. Segundo Bender, o brasileiro é acostumado a tentar pegar um livro e o ler todo de uma vez, o que acaba causando o desânimo e a desistência. Por isso é preciso ter pequenas metas diárias.
Já eu resolvi fazer uma junção desses dois autores para bolar a minha técnica e explico como ficou o resultado.

Considerando que a maioria dos livros tem em torno de 200 – 210 páginas, favor excluir desse raciocínio os livros didáticos como os do Chiavenato, ou certas biografias como a Bola de Neve do Warren Buffet com suas 900 páginas (apropósito, o próprio Warren, no alto dos seus 12 anos, já acumulava uma leitura impressionante) a grande parte dos livros hoje, deixando de contar figuras, sumario, etc, possuem entre 200 a 210 páginas. Se você for uma pessoa com um ritmo de leitura razoável (não precisa ser acima da média) conseguirá tranquilamente ler 14 páginas em meia hora (esse tempo pode ser abaixado com a prática).
A equação é simples:
14 páginas por dia -> 420 páginas por mês = 2 livros por mês -> 24 livros por ano
Considerando que há dias em que você irá ler mais páginas, e outros que você simplesmente não terá tempo, e que 2 livros por mês não fará muita falta no seu orçamento mensal, acredito ser uma boa equação.
Por favor, peço que nessa conta você não inclua livros de ficção e afins, creio que o seu tempo merece ser valorizado, e se ele já é escasso, procure agregar conteúdo com livros que irão te proporcionar um verdadeiro crescimento profissional.
Caso você tenha dificuldades com sua velocidade leitura, recomendo ainda o livro Leitura Dinâmica: Como Modificar a Velocidade, a Compreensão e a Retençao da Leitura do William Douglas. O livro realmente cumpre seu enunciado, com ele eu consegui dobrar a minha velocidade de leitura, mas admito que houve uma perda de retenção de conteúdo, apesar do Autor ser a autoridade para os concurseiros, eu não recomendo o livro para estudantes de Direito ou Contabilidade, que precisam ler mais calmamente e com um alto grau de retenção do conteúdo.
Internet
Organize a barra de favoritos do seu navegador
Tão importante quanto os livros, a internet também é uma fonte de conhecimento e utilizar certas táticas de leitura te favorecem em adquirir informação.
Quanto a barra de favoritos (não confundir com o menu de favoritos) são páginas que você costuma visitar diariamente por seu conteúdo e relevância de informação, sendo assim, organizá-la da melhor maneira evita que você esqueça de visitar alguma e te garante uma rotina de leitura efetiva.
Veja o exemplo de como organizo a minha (o tamanho talvez nao favoreça)
Costumo separar as paginas por conteúdo, Redes Sociais (como assim não utilizo twitter?) / Jornais online / Blogs e Artigos / Pesquisa, Email, etc...
Parece uma coisa simples, mas organize a sua e veja a diferença que irá te proporcionar.
Dicas dadas, termino o artigo com uma frase famosa de Monteiro Lobato:
"Um país se faz com homens e livros"
Abraços
Visite meu blog para mais artigos! - www.dandreasi.blogspot.com.br
Visite meu ultimo artigo - Pulseiras do Equilíbrio : Um case sobre o Marketing Boca a Boca
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/como-tornar-sua-leitura-mais-efetiva-4245359.html
Perfil do Autor
Não sou Professor, Consultor, tão pouco palestrante ou Pós-Graduado em Harvard.
Apenas utilizo este espaço para treinar e divulgar minhas idéias sobre minhas leituras diárias.
Espero que apreciem.
- Visite www.dandreasi.blogspot.com
- Contato : gpdiego@hotmail.com